O calendário completo de filmes de super-heróis de 2015 a 2016


O sucesso das adaptações de super-heróis dos quadrinhos para o cinema é um dos fenômenos recentes da cultura pop mais rentáveis. Após alguns sucessos pontuais, essas produções se transformaram em fenômeno de massa com fãs que vão além dos exigentes leitores de HQs. Quem começou esse novo momento foi X-Men (2000), de Bryan Singer, que serviu como prova de que um blockbuster de heróis nas telonas poderia ter personalidade própria. Em seguida, diversas outras experiências mostraram que é possível experimentar, trabalhar gêneros diversos e até tentar alguma pretensão autoral, como foi o caso da trilogia Batman – O Cavaleiro das Trevas, de Christopher Nolan.
Agora, os dois maiores estúdios do gênero “super-heróis nos cinemas”, a Marvel e a Warner, anunciaram seus longas para os próximos anos. Serão ao menos 9 filmes até 2016. Sony e Fox, que possuem direitos de alguns personagens da Marvel Comics também aproveitaram o bom momento e divulgaram seus novos filmes.
A lista é extensa e mostra como a indústria está apostando nos heróis como forma de ganhar fôlego e sustentabilidade. Só a Marvel já arrecadou mais de 7 bilhões de dólares com seus filmes, superando franquias até então poderosas, como Harry Potter e O Senhor dos Anéis. HeroLogia fez uma lista com todos os filmes já anunciados de adaptações de heróis nas telonas. Iremos atualizar assim que novas produções forem sendo anunciadas. Vamos ao calendário, dividido por ano e estúdio.


2015


30 de abril

Os Vingadores 2 – A Era de Ultron (Marvel)

O segundo filme dos Vingadores inaugura uma nova fase no universo cinematográfico da Marvel e mostra como a editora conseguiu tornar coeso seu multiverso nas telonas. A produção vai mostrar o vilão Ultron, criado como uma arma poderosa a serviço da população, mas que acaba se voltando contra todos. Os heróis então se juntam para tentar derrotar este inimigo, um dos mais conhecidos do super-grupo. O filme traz dois personagens icônicos dos Vingadores nos quadrinhos, mas que tinham sido esquecidos até agora, os irmãos gêmeos Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen) e Mercúrio (Aaron-Taylor Johnson). A direção será mais uma vez de Joss Whedon e deverá trazer o equilíbrio de humor, ação, ficção científica e aventura como foi o primeiro filme. O tom será o mesmo: muita cor, efeitos especiais e o velho momento “destruição total” a céu aberto. O elenco trará de volta Robert Downey, Jr. (Homem de Ferro), Chris Evans (Capitão América), Chris Hemsworth (Thor), Mark Ruffalo (Hulk), Scarlett Johansson (Viúva Negra), Jeremy Renner (Gavião Arqueiro), Samuel L. Jackson (Nick Fury) e Cobie Smulders (Maria Hill).


16 de julho

Homem-Formiga (Marvel)

Personagem pouco conhecido para quem não é iniciado nos quadrinhos, o Homem-Formiga é um herói interessante quando bem trabalhado por bons roteiristas. Ele tem o poder de aumentar de tamanho bem como ficar diminuto como um inseto. A Marvel já provou que consegue convencer o público com um nome desconhecido como foi o caso de Guardiões da Galáxia. Quem estrela a produção é Paul Rudd, que interpreta Scott Lang. Ele atua como o herói ao lado de seu mentor, Dr. Hank Pym, vivido por Michael Douglas. Ainda estão no elenco Evangeline Lilly, Michael Peña, Corey Stoll e o rapper T.I.. A direção é de Peyton Reed, que fez Sim Senhor (2008)

6 de agosto

Quarteto Fantástico (Fox)

A Fox decidiu “resetar” a franquia do Quarteto Fantástico nos cinemas depois de dois filmes não muito queridos pelos fãs (2005 e 2007). A estratégia agora é “rejuvenescer” os personagens chamando os atores Miles Teller, Kate Mara, Michael B. Jordan e Jamie Bell para viver os protagonista Sr. Fantástico, Mulher Invisível, Coisa e Tocha Humana. Pouco foi revelado da trama, mas essa nova proposta mostra que a Fox está apostando na franquia. Outra boa expectativa é em relação à direção, assinada por Josh Trank, também bem jovem. Com apenas 29 anos, o diretor fez o elogiado Poder Sem Limites, que mostra pessoas comuns lidando com super-poderes. Ele parece o nome ideal para dar uma nova chance cinematográfica à família de super-heróis mais famosa do mundo.


2016

11 de fevereiro

Deadpool (Fox)

A Fox resolveu fazer um filme com o personagem mais controverso da Marvel. Há quem ame e quem odeie Deadpool. Aqui no Brasil ele possui fãs ferrenhos que o colocam como uma criação “genial” dentro do escopo dos super-heróis (ou anti-heróis, como queiram). Mas há quem ache que ele é superestimado, uma válvula de escape de roteiristas para histórias com ultraviolência e humor negro. O que sabemos da produção até aqui é que os criadores do personagem Rob Liefeld e Fabian Nicieza serão os roteiristas. Ryan Reynolds (que já foi o Lanterna Verde em um dos piores filmes já feitos) viverá o protagonista.


24 de março

Batman Vs Superman – Alvorecer da Justiça (Warner)

Projeto mais ambicioso da Warner, este é o filme que inicia uma nova e empolgante fase no multiverso DC nos cinemas. Continuação direta de Homem de Aço (2012), a produção terá como missão unir personagens famosos da DC Comics em uma mesma linha de tempo. A ideia é preparar o terreno para o primeiro filme da Liga da Justiça na tela grande, um feito que os fãs esperam por décadas. Antes tido como algo quase impossível, foi necessário que a rival Marvel Comics provasse com os Vingadores que um blockbuster de um super-grupo de heróis com colants funcionava bem na tela. Batman Vs Superman vai reunir Ben Affleck e Henry Cavill como os protagonistas do título e ainda apresenta a atriz Gal Godot como Mulher-Maravilha. O diretor é Zack Snyder, que dará o tom para as demais produções do estúdio, ou seja: cores escuras, pouco espaço para o humor e muita ação.

5 de maio

Capitão América – Guerra Civil (Marvel)

Uma das melhores sagas recentes da Marvel Comics será adaptada aos cinemas. Neste terceiro longa do Capitão América o vilão será ninguém menos que o Homem de Ferro. Sim, você leu direito. Criada pelo roteirista Mark Millar, a trama mostra uma divisão dos heróis Marvel em relação à lei de registro de meta-humanos pelo Governo dos EUA. O principal apoiador da medida é Tony Stark. Defensor da liberdade, Steve Rogers/Capitão América decide formar uma milícia contra a lei. Não foram divulgados detalhes da trama, mas Chris Evans e Robert Downey Jr. já estão confirmados no elenco.

26 de maio

X-Men: Apocalypse (Fox)

Os X-Men vivem uma ótima fase nos cinemas. Responsáveis por revitalizar o gênero das adaptações dos quadrinhos de heróis nas telonas eles emplacaram uma nova franquia com Michael Fassbender e James McAvoy após uma trilogia bem-sucedida estrelada por Hugh Jackman e Halle Berry. Depois de X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido, que uniu a velha e a nova geração de atores, eles levarão aos cinemas um dos maiores vilões do grupo, Apocalipse, tido como o primeiro mutante a pisar na Terra. A trama não foi revelada, mas Bryan Singer atuará mais uma vez como diretor.

4 de agosto

Esquadrão Suicida (Warner)

Outro filme que era bastante improvável há alguns anos. O Esquadrão Suicida é um grupo formado por anti-heróis da DC Comics e é pouco conhecido até mesmo para quem é leitor de quadrinhos da DC. Margot Robbie, Will Smith e Tom Hardy são nomes cotados para o elenco. A direção será de David Ayer, o mesmo de Os Reis da Rua (2008).

3 de novembro

Doutor Estranho (Marvel)

O maior personagem místico da Marvel também terá sua chance nos cinemas. A história vai mostrar a vida do Doutor Stephen Strange, um cirurgião brilhante, mas arrogante que tem sua carreira destruída. Ele encontra um mestre feiticeiro que o escolhe para ser iniciado nas artes mágicas. Joaquim Phoenix era nome cotado para viver o herói, mas acabou abandonando o projeto. Agora, um nome dado como certo é o de Benedict Cumberbatch (Sherlock), o que será perfeito.

10 de novembro

Sexteto Sinistro (Sony)

O Sexteto Sinistro é um super-grupo formado pelos maiores vilões do Homem-Aranha: Abutre, Duende Verde, Electro, Dr. Octopus, Lagarto e Rino. Este é um projeto audacioso da Sony em ampliar o universo do personagem nos cinemas, como fez a Fox ao fazer filmes de Wolverine. Drew Goddard, de O Segredo da Cabana, será o diretor.

0 comentários:

Postar um comentário

Visitantes

Tecnologia do Blogger.

Colaboradores